Anywhere Office: Be220 estimula trabalho híbrido na gestão de pessoas

Você já ouviu falar sobre “anywhere office”? Mais do que uma tendência, o trabalho híbrido chegou para ficar. E a Be220 aposta no modelo para conferir mais qualidade de vida ao time e também contratar pessoas em qualquer lugar do país – e até do mundo. Veja!

O mundo como o conhecíamos passou por grandes mudanças nos últimos anos. Se antes a transformação digital e formas mais flexíveis de trabalho já eram tendência, após a pandemia de coronavírus, tornaram-se necessidades.

No final de 2020, a Be220 inaugurou sua nova sede na área central de Porto Alegre, na Cidade Baixa. O local é um polo criativo: o Artsy Office, empreendimento lançado em 2019, pela Construtora Maiojama.

Mas só isso não basta para desenvolver uma empresa moderna: também é preciso pensar na cultura de trabalho. É por isso que hoje a Be220 funciona em regime híbrido!

A responsável pela Gestão de Pessoas da Be220, Aline Pormann, explica essa decisão e como tudo funciona. Confira!

Crescimento do modelo híbrido

Antes da pandemia, o home office ainda não havia se popularizado, mas hoje é um modelo adotado por grande parte das empresas no Brasil e no mundo. 

No entanto, há quem não se sinta confortável e igualmente produtivo trabalhando somente em casa. Assim, a ideia de trabalho híbrido começou a ganhar força!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Think Work Lab com mil funcionários, apenas 6% optaram pela volta 100% presencial ao trabalho, mostrando a adaptação da maioria ao modelo híbrido.

“O trabalho híbrido, na maioria das vezes, surgiu de forma orgânica no momento em que a pandemia ficou mais controlada, como forma de voltar de forma gradual ao formato presencial”, explica Pormann.

A experiência de muitas empresas durante a pandemia mostrou que permitir que os funcionários trabalhem, ao menos parcialmente, de forma remota traz benefícios tanto para o negócio quanto para o funcionário, como: 

  • flexibilidade de horário;
  • aumento da qualidade de vida;
  • e diminuição do tempo de deslocamento. 

“Além disso, o modelo de trabalho híbrido permite que não se extinga a possibilidade de ter eventuais interações pessoais com a equipe, mantendo uma cultura forte e a integração dos profissionais na empresa”, acrescenta a responsável pela Gestão de Pessoas.

Como a Be220 se tornou híbrida?

Segundo Pormann, a decisão de tornar a Be220 uma empresa de trabalho híbrido ocorreu no momento em que os profissionais tiveram a possibilidade de voltar a atuar no formato presencial. 

“Muitos profissionais relataram que estavam muito satisfeitos com o formato remoto e que já estavam habituados com a modalidade, apesar de sentirem falta da interação com os colegas”.

Como tudo que é trazido pelos profissionais na Be220 é levado em consideração, começou-se a pensar na melhor estratégia para atender às necessidades e desejos do maior número de pessoas. 

Como forma de não abrir mão da possibilidade de eventuais interações e utilização do espaço físico da Be220, optou-se por adotar o modelo de trabalho híbrido.  

Desafios do trabalho híbrido

Como toda mudança, instaurar o modelo de trabalho híbrido teve seus desafios.

11“Podemos afirmar que o modelo híbrido adotado pela Be220 teve, sim, alguns desafios que demandaram cuidado e organização por parte da empresa, principalmente no início. Apesar desses cuidados, pudemos rapidamente perceber os benefícios que o trabalho híbrido trouxe para a empresa. A flexibilidade que ele gerou já faz parte do nosso DNA”, conta Pormann.

Alguns dos desafios citados pela especialista são:

  • o perigo de se cair em uma “zona de conforto” ao se trabalhar de forma remota;
  • dificuldade de conciliar as agendas de modo que o maior número de profissionais estivessem presentes no escritório na mesma ocasião, para que se tenha uma interação da melhor maneira possível;
  • cuidados em relação ao distanciamento social durante os picos de contaminação da COVID-19, quando foi necessário organizar escalas de presença de forma a prevenir uma aglomerações no escritório. 

No entanto, o esforço para acertar todos os detalhes valeu a pena!

DSC 0204Benefícios do trabalho híbrido na Be220

Para o diretor executivo da Be220, Diego Vilela, muita coisa mudou com o modelo de trabalho moderno:

“O trabalho híbrido permite maior flexibilidade e bem estar para o profissional. Ele não se sente obrigado a se deslocar de Alvorada ou de Viamão, por exemplo, para estar presente na sede física da empresa, que fica em Porto Alegre. Ele vai estar no conforto de casa, iniciar as tarefas do dia e ter a mesma interação e acolhimento com a equipe, pois construímos esta cultura”.

Conheça alguns benefícios que o modelo de trabalho híbrido trouxe:

  • Comodidade ao ter a possibilidade de trabalhar eventualmente de casa, gerando ganho de tempo de deslocamento e deixando a equipe mais descansada e produtiva;
  • Profissionais mais felizes e se sentindo valorizados pela possibilidade de atuar de uma forma inovadora;
  • Aumento da qualidade de vida dos profissionais por terem a possibilidade de trabalharem no conforto de suas casas.

“A sede física é o nosso local no mapa, mas a nossa cultura criou um ambiente em que todos se sentem integrados, independente de onde estejam”, complementa Vilela.

Anywhere Office: o que pensa o time da Be220?

Para comprovar os benefícios de uma cultura moderna de trabalho, trouxemos os maiores especialistas em Be220: o nosso próprio time!

Contamos com profissionais em diversos estados brasileiros e até fora do país! Olha só o que eles contam sobre o nosso dia a dia:

21“Trabalhar remoto na Be220 é sentir que a sua localização é apenas um detalhe. O que realmente importa por aqui é o nosso conhecimento, dedicação e entrega. É sentir-se abrigado mesmo estando distante, abraçado mesmo que sem contato físico e protegido mesmo que seja virtualmente”.

Betina Prates – Gerente de Projetos – Cuiabá (MT)

 

3“A Be220 não tem fronteiras! Trabalhar de maneira remota é algo da nossa realidade e a distância não é mais uma barreira. Estamos conectados no dia a dia, cada um com o seu espaço, mas dividindo o mesmo objetivo de transformar nosso conhecimento em projetos que mudam as vidas das pessoas”.

Felipe Nunes – Desenvolvedor de Aplicativos –  Buenos Aires (Argentina)

 

4“Por mais qualidade de vida e também expandir os negócios para Santa Catarina, me tornei sócio remoto em Florianópolis, trabalhando em empresas parceiras, coworkings, cafés e em casa junto com meu cachorro. Reforçamos com nosso time o conceito de trabalhar de onde quiser com liberdade, autogestão e foco nas entregas”. 

Rodney Silva – Diretor de Negócios – Florianópolis (SC)

Como implementar o trabalho moderno?

Que o modelo de trabalho híbrido é uma importante tendência do mundo dos negócios do século XXI você já sabe. Mas como implementá-lo da melhor forma possível.

Nossa especialista em Gestão de Pessoas ajuda a entender melhor o processo e deixa dicas importantes.

“A empresa precisa estar preparada para a adoção do formato híbrido. E, para que isso ocorra, ela precisa se atentar aos seguintes pontos”, introduz Pormann.

Comunicação

“A empresa precisa ter canais de comunicação internos bem implementados e utilizados de forma plena para que não se percam as possibilidades de interações enquanto os profissionais estiverem atuando de casa”.

Cultura

“É essencial que se tenha uma cultura forte e que todos os profissionais se mantenham engajados com a equipe, para que o fator distanciamento não gere desmotivação. Isso é feito através da promoção de momentos de interação e troca de ideias de forma remota”.

Flexibilidade

“Certifique-se que a empresa tem uma mentalidade flexível para entender que o trabalho híbrido exige que a eficiência de cada profissional seja mensurada em formato de entregas, e não necessariamente de horas trabalhadas, uma vez que trabalhar de casa oferece uma maior flexibilidade de horário”.

Autonomia

“Promova a autogestão por parte dos profissionais. Eles precisam estar cientes desde o ingresso na empresa de que precisam estar atentos às suas demandas e que desenvolvam a capacidade de conduzir suas atividades de maneira autônoma e com responsabilidade, uma vez que estarão eventualmente distantes de seus líderes e não poderão ser micro gerenciados”.

Organização

“Cuidado para estimular que o profissional tenha uma rotina e organização para estar presencialmente na empresa nos dias combinados, o que exige um certo controle por parte da empresa”.

Anotou as dicas?

A nossa Gestão de Pessoas busca sempre o melhor para todos! Afinal, quando os colaboradores estão felizes, todos produzem com maior qualidade e entregam os melhores resultados.

Curtiu o bate-papo com a nossa especialista, Aline Pormann? Confira outros textos do nosso blog que podem te interessar:

Conheça a Be220

A equipe transdisciplinar da Be220, formada por desenvolvedores, UX/UI designers, gerentes de projetos e outros profissionais, está pronta para entregar uma solução de acordo com as necessidades do seu negócio. 

time da Be220

Trabalhamos com empresas de diversos tamanhos e áreas de negócios. Todas com o desejo de crescer cada vez mais com a transformação digital!

Conheça algumas das grandes empresas que confiam na gente:

Atuamos com desenvolvimento de projetos exclusivos de

  • aplicativos (APP) de celular iOS, Android e PWA (Web App)
  • sites personalizados e automatizados; 
  • e-commerce e loja virtual com design exclusivo; 
  • desenvolvimento de API e integrações com plataformas diversas; 
  • consultoria de tecnologia e projetos para MVP; 
  • gerenciamento e manutenção de produtos digitais; 
  • e design de marca e criação de identidade visual.

Ou seja, podemos levar mais tecnologia para o dia a dia da sua empresa.

A Be220 é liderada por Diego Vilela (diretor executivo), Rafael Abreu (diretor de tecnologia) e Rodney Silva (diretor de negócios).

Quer conhecer mais sobre a Be220? Entre em contato com a gente!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp