E-commerce Justa Trama é mais um case de responsabilidade social da Be220

Tecnologia, cooperação e sustentabilidade. Essas são três palavras-chave da nova economia. E são também pilares do projeto desenvolvido pela Be220 para a Justa Trama. Confira!

Por Brenda Parmeggiani

Tecnologia e sustentabilidade no campo já são parceiros de longa data. Com 15 anos completos em 2020, a Justa Trama deu esse importante passo para a transformação digital. E, para isso, contou com a parceria da Be220 Digital.

Quer saber os detalhes desse projeto de sucesso? Então, não saia daí! Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a criação deste e-commerce especial e com a marca da responsabilidade social da Be220.

Conheça a Justa Trama

Nelsa Nespolo Justa TramaMas antes de mergulharmos no mundo da tecnologia, vamos fazer uma parada estratégica para conhecer a Justa Trama.

A cooperativa é conhecida como a marca da cadeia produtiva do algodão agroecológico. São homens e mulheres que trabalham de forma organizada em empreendimentos da economia solidária.

Dessa forma, participam agricultores, fiadores, tecedores, costureiras, artesãos, coletores e beneficiadores de sementes. Daí a noção de cadeia produtiva, cobrindo diversas etapas do processo – desde o plantio do algodão agroecológico até a confecção de peças a partir do insumo.

E os números impressionam: a Central Justa Trama é a maior cadeia produtiva no segmento de confecção da economia solidária do Brasil. Ela é responsável por articular 600 cooperados/associados, em cinco estados do país: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rondônia.

Seus produtos incluem roupas (femininas e masculinas), acessórios, brinquedos e também itens corporativos. 

Colaboração e sustentabilidade

Você sabia que a Justa Trama tem o Certificado Orgânico IBD? Isso significa que a cooperativa é auditada pelo IBD, reconhecida por atender as normas do setor e, consequentemente, orgânica de fato.

Em um mercado caracterizado pela colaboração, a Justa Trama nasceu a partir do sonho de possuir um produto próprio que fosse totalmente desenvolvido por trabalhadores solidários. 

Ou seja, a cooperativa já surgiu com a preocupação de fazer a diferença desde o modo de produção e a valorização dos trabalhadores, até a qualidade dos produtos e a responsabilidade com o meio ambiente, em especial no que toca à cadeia do algodão agroecológico.

Justa Trama na internet

A cooperativa chegou à Be220 através de uma indicação e… deu match!

“Nosso objetivo era reformar o site, torná-lo mais acessível e termos um e-commerce mais prático e atrativo. O time da Be220 foi muito solícito. O trabalho como um todo foi muito legal e nos trouxe um sentimento de realização”, conta Nelsa Nespolo, fundadora da Justa Trama.

Mais que remodelado, o site ganhou um novo layout e uma nova loja virtual para os produtos da cooperativa.

“Como nos demais projetos desenvolvidos pela Be220, o novo site foi pensado e criado de forma personalizada, para atender às necessidades da Justa Trama”, explica Diego Vilela, diretor executivo da Be220.

Trabalho entregue ao cliente. E qual foi o resultado? Segundo Nelsa, satisfação e confiança são as marcas do projeto:

“Mantivemos uma relação com a Be220 mesmo depois do projeto finalizado, afinal site é algo muito dinâmico. Sempre que precisamos, temos uma resposta ágil e eficiente. Desenvolvemos uma parceria de muita confiança e somos muito bem atendidas”.

Vendas na pandemia e o papel da tecnologia

Com a prevenção à Covid-19 e o distanciamento social, as compras online aumentaram em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente.

Conforme o relatório Mastercard SpendingPulse, o e-commerce cresceu aproximadamente 75% em 2020 no país. Se o comércio virtual já era uma tendência, o contexto impulsionou esse hábito entre os brasileiros.

“Sobretudo agora com a pandemia, o site e as redes sociais significam muito para a Justa Trama. Tanto para divulgação dos nossos produtos, quanto para comunicação com as pessoas que buscam informações e também publicação de notícias”, analisa Nelsa.

A fundadora da Justa Trama revela que o novo site também contribuiu para o dia a dia da cooperativa, em especial neste momento delicado:

“Aos poucos, nos apropriamos cada vez mais dessa ferramenta para entregar as informações necessárias e, consequentemente, mais segurança aos usuários e clientes. O ideal é que as pessoas entrem e encontrem tudo o que buscam. O site, hoje, atinge esse objetivo. E é nessa perspectiva que continuamos caminhando”.

Nesse período, com a ajuda do e-commerce, a Justa Trama triplicou suas vendas.

“Nessa situação toda, fizemos essa venda tão significativa, quer dizer que dá para ter esperanças nesse mundo que se comporta diferente”, pondera Nelsa.

Veja a loja virtual da Justa Trama aqui!

Relação de parceria

O seu negócio precisa de um novo site? Essa é uma missão para o time interdisciplinar da Be220!

Se precisar de um e-commerce também, não tem problema. A nossa equipe recomenda o WooCommerce para desenvolver esse recurso.

E o mais importante: você não estará sozinho na jornada de transformação digital da sua empresa. 

Juntos, podemos levar mais tecnologia ao seu dia a dia, de forma intuitiva, prática e eficaz, como no caso da Justa Trama. A fundadora da cooperativa destaca o atendimento e a parceria estabelecida com a Be220:

“Chama a atenção essa característica que é muito peculiar da Be220, de não estar apenas entregando um produto, mas de estabelecer uma relação de longo prazo, construída permanentemente”.

E Nelsa completa:

“Com certeza recomendamos essa parceria da Be220 a outros negócios, porque ajudou muito a Justa Trama e continua nos ajudando. Isso é ser parceiro de verdade”.

Tecnologia é com a Be220!

Faça como a Justa Trama e leve mais tecnologia para o dia a dia da sua empresa, modernizando o atendimento ao seu cliente. A Be220 tem diversas soluções digitais para cumprir esse objetivo com sucesso!

Somos uma agência de tecnologia com sede no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX).

Atuamos com desenvolvimento de projetos exclusivos de

Quer conhecer mais sobre a Be220 Digital? Então, entre em contato com a gente!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Prontos, motivados e carregados para transformar o seu negócio