O AbigeApp, aplicativo para combate ao abigeato desenvolvido pela Be220, usa Inteligência Artificial para identificar os animais no campo. Saiba mais sobre o conceito e o que é tendência nesse assunto!
Nas telas no cinema, nas páginas dos livros e em séries de TV, a Inteligência Artificial já fazia parte do nosso imaginário antes mesmo de nascer.
Afinal, quem não gostaria de um robô inteligente como a Rosa, de os Jetsons, ou o K9 de Doctor Who?
No entanto, a Inteligência Artificial já deixou de ser apenas um sonho e hoje está tão presente em nossas vidas que, muitas vezes, nem a percebemos.
Ela pode nem sempre ter a forma de um robô amigo da família, mas está em nossos computadores e outros dispositivos eletrônicos, pronta para nos ajudar no dia a dia.
Mas como a Inteligência Artificial funciona? E de que forma ela está presente nas nossas vidas? Confira!
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial (IA) refere-se à simulação da inteligência humana, ou seja, máquinas programadas para pensar como humanos e imitar suas ações.
O termo também pode ser aplicado a qualquer máquina que possua outras características associadas à mente humana, como aprendizado (Machine Learning) e resolução de problemas.
Em geral, os sistemas de IA funcionam ingerindo grandes quantidades de dados de treinamento. Em seguida, analisam os dados, buscando formar correlações e padrões. Depois disso, o sistema usa esses padrões para fazer previsões sobre situações futuras.
Um exemplo comum é o chatbot, aquele robozinho disponível para responder suas dúvidas em sites de e-commerce, universidades, serviços ou outras áreas.
O chatbot é alimentado com exemplos de chats de texto, ou seja, dados relevantes para possíveis conversas com clientes.
Assim, o chatbot consegue aprender a “conversar” e produzir trocas realistas com as pessoas.
Inteligência Artificial no dia a dia
“IA hoje em dia é utilizada para fazer trabalhos simples como um chatbot de atendimento e até automações mais complexas ou insights que necessitaria anos de pesquisas por especialistas”, conta o Diretor de Tecnologia da Be220, Rafael Abreu.
E ele completa:
“Caso seja um chatbot, os usuários podem ter um atendimento muito mais rápido. Hoje em dia, existem assistentes pessoais que conseguem ter conversas complexas com humanos e que até ajudam a ‘prever’ problemas de saúde”.
Smart Tudo
Um exemplo cada vez mais popular está nos dispositivos smart, como os smartwatches. Um dos sensores inclusos no Apple Watch consegue realizar a medição dos batimentos cardíacos.
Para a maioria das pessoas, o recurso serve para monitorar atividades físicas e a rotina do usuário. No entanto, caso os batimentos estejam rápidos ou lentos demais, o dispositivo identifica a anormalidade e pode prever um infarto.
Alimentada por dados coletados a partir do próprio corpo humano, a inteligência artificial do smartwatch ajuda o usuário a tomar ações necessárias, principalmente procurar um médico.
Além disso, esses dispositivos registram os dados em aplicativos de celular, podendo ser úteis para a análise de um especialista.
“A Inteligência Artificial não substitui o prognóstico humano, mas diminui consideravelmente o tempo e margem de erros em muitos casos”, explica Abreu.
A IA conhece você
Você já deve ter ouvido falar naquela história de que a sua Alexa, o Google e o seu celular estão te ouvindo o tempo todo, não é?
Provavelmente já até se deparou com um anúncio de algo que queria comprar pouco depois de ter conversado sobre isso com um amigo.
Brincadeiras à parte, a Inteligência Artificial, de fato, tem a capacidade de conhecer o usuário e se adaptar aos seus gostos e necessidades.
Serviços de streaming, como Netflix, HBO Max, Globo Play e Spotify, devem parte de seu sucesso à personalização feita por Inteligência Artificial.
Isso significa que, se você abrir a sua conta da Netflix ao lado da conta do seu amigo, perceberá que a plataforma faz diferentes recomendações para cada um.
Afinal, vocês são pessoas distintas que assistem a diferentes programas e filmes. O sistema consegue mostrar os conteúdos mais relevantes para cada um de acordo com os dados que os próprios usuários fornecem diariamente com o uso das plataformas.
Inteligência Artificial no AbigeApp
Com recursos de inteligência artificial, o AbigeApp é uma ferramenta poderosa para auxiliar a segurança pública no combate aos crimes de abigeato.
O Diretor de Tecnologia da Be220 explica como funciona:
“Existe uma rede neural que é treinada com imagens das marcas cadastradas pelas prefeituras. Nesse treinamento, feito a cada 24 horas, é ensinado que aquele conjunto de imagens pertence a determinado proprietário. Depois disso, a IA reconhece traços semelhantes desenhados pelos usuários através do AbigeApp”.
Ou seja, o “robô” do AbigeApp é capaz de aprender sobre os traços de animais de um município através dos dados cadastrados em sua base. A partir dessas informações, o aplicativo consegue identificar a quem os animais pertencem em caso de furto.
Assista à explicação em detalhes:
Em suma, o AbigeApp oferece
- Banco digital de marcas e sinais
Banco de dados digital, com armazenamento em nuvem, para o registro de marcas e sinais de animais nas prefeituras municipais.
- Inteligência artificial para a segurança pública
O aplicativo fica disponível para que as autoridades de segurança pública o consultem a fim de identificar a propriedade dos animais apreendidos e agilizar a investigação em crimes de abigeato.
Clique aqui e saiba mais sobre o AbigeApp
AbigeApp na mídia
O aplicativo contra abigeato desenvolvido pela Be220 já ganhou destaque na imprensa gaúcha. Confira onde já fomos notícia:
- Jornal Zero Hora
- Rádio Guaíba
- Jornal Minuano
- Portal Agrolink
- Programa Network, canal 6 da NET
- Portal DBO
- São José do Norte
Um futuro de máquinas…para os humanos
Da prensa ao smartphone, dizer que “o mundo é das máquinas” seria simplista demais. Afinal, o ser humano sempre desenvolveu ferramentas capazes de ajudá-lo em suas tarefas.
A diferença da Inteligência Artificial é a sua capacidade de aprender e, até mesmo, desenvolver outras ferramentas úteis.
Assim, mesmo que às vezes o mundo possa parecer uma cena de “Eu, Robô” ou um episódio de Black Mirror, não é preciso se preocupar: a tecnologia funciona a nosso favor.
Seja para otimizar processos, identificar a propriedade de animais apreendidos, monitorar batimentos cardíacos ou ajudar o consumidor em suas compras online, a Inteligência Artificial é feita por humanos para melhorar a vida de todos.
Tecnologia inteligente é com a Be220!
Somos uma agência de tecnologia com sede no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX).
Atuamos com desenvolvimento de projetos exclusivos de
- aplicativos (APP) de celular iOS, Android e PWA (Web App);
- sites personalizados e automatizados;
- e-commerce e loja virtual com design exclusivo;
- desenvolvimento de API e integrações com plataformas diversas;
- plataforma EAD de cursos;
- portal de conteúdo de notícias e entretenimento;
- consultoria de tecnologia e projetos para MVP;
- gerenciamento e manutenção de produtos digitais;
- e design de marca e criação de identidade visual.
Quer conhecer mais sobre a Be220? Entre em contato com a gente!