Tecnologias que conseguem aprender? Descubra a Inteligência Artificial e como ela está ajudando no combate ao abigeato

O AbigeApp, aplicativo para combate ao abigeato desenvolvido pela Be220, usa Inteligência Artificial para identificar os animais no campo. Saiba mais sobre o conceito e o que é tendência nesse assunto!

Nas telas no cinema, nas páginas dos livros e em séries de TV, a Inteligência Artificial já fazia parte do nosso imaginário antes mesmo de nascer.

Afinal, quem não gostaria de um robô inteligente como a Rosa, de os Jetsons, ou o K9 de Doctor Who?

No entanto, a Inteligência Artificial já deixou de ser apenas um sonho e hoje está tão presente em nossas vidas que, muitas vezes, nem a percebemos. 

Ela pode nem sempre ter a forma de um robô amigo da família, mas está em nossos computadores e outros dispositivos eletrônicos, pronta para nos ajudar no dia a dia.

Mas como a Inteligência Artificial funciona? E de que forma ela está presente nas nossas vidas? Confira!

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA) refere-se à simulação da inteligência humana, ou seja, máquinas programadas para pensar como humanos e imitar suas ações. 

O termo também pode ser aplicado a qualquer máquina que possua outras características associadas à mente humana, como aprendizado (Machine Learning) e resolução de problemas.

Em geral, os sistemas de IA funcionam ingerindo grandes quantidades de dados de treinamento. Em seguida, analisam os dados, buscando formar correlações e padrões. Depois disso, o sistema usa esses padrões para fazer previsões sobre situações futuras. 

Um exemplo comum é o chatbot, aquele robozinho disponível para responder suas dúvidas em sites de e-commerce, universidades, serviços ou outras áreas.

O chatbot é alimentado com exemplos de chats de texto, ou seja, dados relevantes para possíveis conversas com clientes. 

Assim, o chatbot consegue aprender a “conversar” e produzir trocas realistas com as pessoas.

Inteligência Artificial no dia a dia

“IA hoje em dia é utilizada para fazer trabalhos simples como um chatbot de atendimento e até automações mais complexas ou insights que necessitaria anos de pesquisas por especialistas”, conta o Diretor de Tecnologia da Be220, Rafael Abreu.

DSC 0192

E ele completa:

“Caso seja um chatbot, os usuários podem ter um atendimento muito mais rápido. Hoje em dia, existem assistentes pessoais que conseguem ter conversas complexas com humanos e que até ajudam a ‘prever’ problemas de saúde”.

Smart Tudo

Um exemplo cada vez mais popular está nos dispositivos smart, como os smartwatches.  Um dos sensores inclusos no Apple Watch consegue realizar a medição dos batimentos cardíacos. 

Para a maioria das pessoas, o recurso serve para monitorar atividades físicas e a rotina do usuário. No entanto, caso os batimentos estejam rápidos ou lentos demais, o dispositivo identifica a anormalidade e pode prever um infarto.

Alimentada por dados coletados a partir do próprio corpo humano, a inteligência artificial do smartwatch ajuda o usuário a tomar ações necessárias, principalmente procurar um médico. 

Além disso, esses dispositivos registram os dados em aplicativos de celular, podendo ser úteis para a análise de um especialista.

“A Inteligência Artificial não substitui o prognóstico humano, mas diminui consideravelmente o tempo e margem de erros em muitos casos”, explica Abreu.

A IA conhece você

Você já deve ter ouvido falar naquela história de que a sua Alexa, o Google e o seu celular estão te ouvindo o tempo todo, não é?

Provavelmente já até se deparou com um anúncio de algo que queria comprar pouco depois de ter conversado sobre isso com um amigo.

Brincadeiras à parte, a Inteligência Artificial, de fato, tem a capacidade de conhecer o usuário e se adaptar aos seus gostos e necessidades.

Serviços de streaming, como Netflix, HBO Max, Globo Play e Spotify, devem parte de seu sucesso à personalização feita por Inteligência Artificial. 

Isso significa que, se você abrir a sua conta da Netflix ao lado da conta do seu amigo, perceberá que a plataforma faz diferentes recomendações para cada um.

Afinal, vocês são pessoas distintas que assistem a diferentes programas e filmes. O sistema consegue mostrar os conteúdos mais relevantes para cada um de acordo com os dados que os próprios usuários fornecem diariamente com o uso das plataformas.

Inteligência Artificial no AbigeApp

Com recursos de inteligência artificial, o AbigeApp é uma ferramenta poderosa para auxiliar a segurança pública no combate aos crimes de abigeato.

O Diretor de Tecnologia da Be220 explica como funciona:

“Existe uma rede neural que é treinada com imagens das marcas cadastradas pelas prefeituras. Nesse treinamento, feito a cada 24 horas, é ensinado que aquele conjunto de imagens pertence a determinado proprietário. Depois disso, a IA reconhece traços semelhantes desenhados pelos usuários através do AbigeApp”.

Ou seja, o “robô” do AbigeApp é capaz de aprender sobre os traços de animais de um município através dos dados cadastrados em sua base. A partir dessas informações, o aplicativo consegue identificar a quem os animais pertencem em caso de furto.

Assista à explicação em detalhes:

Em suma, o AbigeApp oferece

  • Banco digital de marcas e sinais

Banco de dados digital, com armazenamento em nuvem, para o registro de marcas e sinais de animais nas prefeituras municipais.

  • Inteligência artificial para a segurança pública

O aplicativo fica disponível para que as autoridades de segurança pública o consultem a fim de identificar a propriedade dos animais apreendidos e agilizar a investigação em crimes de abigeato.

Clique aqui e saiba mais sobre o AbigeApp

AbigeApp na mídia

O aplicativo contra abigeato desenvolvido pela Be220 já ganhou destaque na imprensa gaúcha. Confira onde já fomos notícia:

Um futuro de máquinas…para os humanos

Da prensa ao smartphone, dizer que “o mundo é das máquinas” seria simplista demais. Afinal, o ser humano sempre desenvolveu ferramentas capazes de ajudá-lo em suas tarefas.

A diferença da Inteligência Artificial é a sua capacidade de aprender e, até mesmo, desenvolver outras ferramentas úteis. 

Assim, mesmo que às vezes o mundo possa parecer uma cena de “Eu, Robô” ou um episódio de Black Mirror, não é preciso se preocupar: a tecnologia funciona a nosso favor.

Seja para otimizar processos, identificar a propriedade de animais apreendidos, monitorar batimentos cardíacos ou ajudar o consumidor em suas compras online, a Inteligência Artificial é feita por humanos para melhorar a vida de todos.

Tecnologia inteligente é com a Be220!

Somos uma agência de tecnologia com sede no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX).

Atuamos com desenvolvimento de projetos exclusivos de

  • aplicativos (APP) de celular iOS, Android e PWA (Web App); 
  • sites personalizados e automatizados; 
  • e-commerce e loja virtual com design exclusivo; 
  • desenvolvimento de API e integrações com plataformas diversas; 
  • plataforma EAD de cursos; 
  • portal de conteúdo de notícias e entretenimento; 
  • consultoria de tecnologia e projetos para MVP; 
  • gerenciamento e manutenção de produtos digitais; 
  • e design de marca e criação de identidade visual.

Quer conhecer mais sobre a Be220? Entre em contato com a gente!

 

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp