Desenvolvimento de APP nativo x APP híbrido – Saiba o que a Be220 recomenda

O que é aplicativo híbrido? E o que é aplicativo nativo? Quais são as diferenças e qual é a melhor escolha para o seu negócio? Fique atento a este artigo, pois a Be220 explica os detalhes e ajuda você na sua jornada tecnológica. Veja!

Por Brenda Parmeggiani

Você decidiu que é hora de investir em um aplicativo para a sua empresa. E aí vem a dúvida: app nativo ou app híbrido, qual escolher?

Fica tranquilo que o blog da Be220 tá aqui pra te ajudar!

Neste texto, vamos explicar o que é um app nativo, o que é um app híbrido, quais as diferenças e vantagens. E, de quebra, também vamos contar com qual desses tipos a gente trabalha. Mas sem spoiler, viu?!

Vem com a gente! 

App nativo

Como diz o nome, um aplicativo nativo é aquele construído em uma linguagem exclusiva para um determinado sistema operacional – iOS ou Android, por exemplo. 

Isso quer dizer que ele foi desenvolvido de acordo com a linguagem do sistema – que pode ser Swift ou Objective-C para iOS e Java ou Kotlin, no caso de Android –, com suas próprias ferramentas e seus elementos de interface.

E só pra deixar bem claro: um app nativo iOS não funciona em Android e vice-versa.

Então, se você quiser que o aplicativo nativo funcione nas diferentes plataformas, será necessário criar um plano de desenvolvimento para cada sistema operacional, um app para cada loja. 

Exemplos de apps nativos

Com certeza, você usa vários apps nativos no seu dia a dia, mesmo sem saber que são classificados assim. Vamos a alguns exemplos:

Web app

Antes de a gente chegar nos aplicativos híbridos, vale fazer uma pausa e falar sobre web apps. Na verdade, eles são o desdobramento web de aplicativos mobile. 

A sua programação reconhece que ele está sendo acessado de um smartphone ou mesmo computador e notebook, e se adapta ao formato. 

Neste caso, a linguagem pode ser HTML5, CSS ou Javascript, por exemplo. Assim, o web app pode ser acessado de qualquer sistema operacional, através do navegador.

Quer um exemplo de web app? Confere o CifraClub.

App híbrido

Mas, afinal de contas, o que é um app híbrido?

Como o nome sugere, ele mistura características do app nativo com o web app.

“Isso quer dizer que o app híbrido é desenvolvido em linguagem HTML5, CSS ou Javascript, por exemplo, e esse código serve de base para o aplicativo. Assim, apenas a parte do código nativo precisa ser reescrita para disponibilizá-lo em outro sistema operacional. Essa versatilidade é um dos motivos pelos quais a gente trabalha com app híbrido na Be220 Digital”, explica Rafael Abreu, diretor de Tecnologia da Be220.

Um exemplo de app híbrido é o da Netflix. Você pode observar como ele se adapta conforme o dispositivo em que você o acessa.

Vantagens do app híbrido

Na Be220 Digital, nós recomendamos o app híbrido, como contou o Rafael, acima.

Pronto! Agora que você já sabe a nossa escolha, vamos compartilhar alguns dos benefícios do app híbrido.

  • Atualização – super dinâmico, ele é de fácil atualização;
  • Versatilidade – ele é multiplataforma, porque pode ser adaptado aos diferentes sistemas operacionais de maneira fácil e rápida;
  • Economia – por utilizar um código base, economiza tempo e reduz custos do projeto.

Isso tudo sempre pensando na melhor experiência do usuário (UX). Aperte play e confira os destaques do nosso diretor de Tecnologia:

A imaginação é o limite!

E por falar em experiência do usuário (UX), esta é uma questão importante quando o assunto é aplicativo híbrido. Seu potencial de adaptação e personalização é significativo. 

Até porque a experiência do usuário não é limitada pela tecnologia, neste caso, mas apenas pela imaginação. O nosso time conta com designers especialistas que estão preparados para pensar o app híbrido para sua empresa e proporcionar a melhor experiência ao seu cliente!

Além disso, vale lembrar que um app híbrido também pode utilizar funções nativas dos smartphones. Ou seja, usar recursos como GPS, lista de contatos e comunicação entre aplicativos, por exemplo.

Prazos

É também por trabalharmos com a opção de app híbrido que conseguimos oferecer os nossos prazos de planejamento e execução. 

Projetos de aplicativo com o padrão de qualidade da Be220 Digital  e o nosso prazo de entrega precisam de recursos dinâmicos e um time multidisciplinar dedicado a atender o cliente. Mais um motivo pelo qual recomendamos o app híbrido.

Custos: economia com app híbrido

Como já destacamos, entre as vantagens do app híbrido está a economia. Um projeto de aplicativo nativo pode chegar a custar o dobro do mesmo projeto se realizado com app híbrido.

Sabe por quê? Por mais que o back-end seja o mesmo, o nativo demanda pelo menos duas versões de front-end.

E quando o assunto é manutenção, o app híbrido também é mais econômico. É que as modificações – seja uma pequena correção, seja uma melhoria a ser implementada – podem ser feitas no código base.

Diferentemente de um app nativo que necessita de uma plataforma para cada sistema operacional e, assim, demandaria que as modificações fossem feitas em cada um dos aplicativos, gerando mais custos para a sua empresa.

Como é a performance do app híbrido

E a performance do aplicativo híbrido? 

Segundo o diretor de Tecnologia da Be220, Rafael Abreu, se você optar pelo app híbrido, não vai se arrepender:

“Só há necessidade pelo nativo em aplicações que utilizam muito hardware, como games. Para aplicações que não utilizam muito hardware, cujo foco é visualização, o híbrido é o ideal. Nesse caso, o cliente não precisa ter dúvida, o desempenho do app híbrido não vai deixar nada a desejar”, explica.

É hora do app!

WhatsApp Image 2021 08 11 at 17.16.00 1Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre app nativo, app híbrido e suas diferenças, vamos planejar o app da sua empresa? Traga o seu projeto para a Be220 Digital

O nosso time multidisciplinar, composto por jornalistas, designers e desenvolvedores, vai criar um aplicativo para atender as necessidades do seu negócio, moderno e personalizado. 

Conheça a Be220

foto sede be220 artsy office 01Somos uma agência de tecnologia sediada no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX).

Além do desenvolvimento de projetos exclusivos de apps iOS, Android e PWA, nossos serviços incluem:

  • sites personalizados e automatizados
  • e-commerce e loja virtual com design exclusivo; 
  • chatbot de Inteligência Artificial; 
  • softwares e sistemas web próprios das empresas; 
  • plataforma EAD de cursos; 
  • portal de conteúdo de notícias e entretenimento; 
  • consultoria de tecnologia e projetos para MVP;
  • gerenciamento e manutenção de produtos digitais;
  • e design de marca e criação de identidade visual.

Venha conversar com a gente e, juntos, vamos levar mais tecnologia e inovação para a sua empresa!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp