Product Discovery: Be220 faz imersão em projetos para qualificar desenvolvimento de aplicativos

Saiba o que é Product Discovery e entenda como o time Be220 utiliza esse processo para ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

Você já ouviu falar em Product Discovery?

O mundo está cheio de produtos. Mas nem todos vão atingir os seus objetivos no mercado. Pelo menos não aqueles feitos sem estudo e com muita pressa. E na tecnologia, chamamos de projetos, como são os aplicativos. 

É por isso que a Be220 aplica a metodologia de Product Discovery em seus processos de descoberta de projetos de aplicativos para entregar as melhores soluções aos seus clientes! Confira.

O que é Product Discovery?

O Product Discovery é um processo de descoberta com base nas necessidades dos usuários.

Isso significa desenvolver uma compreensão profunda dos clientes para, em seguida, usar esse conhecimento a fim de criar produtos para esse público.

Assim, o Product Discovery desempenha um papel fundamental para ajudar as equipes a decidir quais recursos ou projetos priorizar, por exemplo.

Ou seja, é preciso investigar informações que podem se tornar valiosas para o público-alvo da sua empresa. Afinal, é melhor entender primeiro qual o problema para então desenvolver as melhores soluções, não é mesmo?

O objetivo é garantir a criação de um produto útil e viável.

O processo de Product Discovery deve:

  • definir o público-alvo;
  • encontrar os problemas dos usuários;
  • identificar quais produtos e/ou recursos podem resolver esses problemas;
  • ajudar a equipe a desenvolver as soluções mais adequadas;
  • definir a estratégia frente ao mercado.

Por que Product Discovery é importante?

Incentivar que a sua equipe tenha uma compreensão mais profunda dos clientes, ajuda o time de produto naquilo que os clientes realmente desejam e precisam.

O processo permite que as equipes criem produtos que resolvam um problema e se tornem uma necessidade genuína.

Ou seja, o Product Discovery agrega valor para a equipe do produto, para a empresa e para os clientes. O processo também garante que os gerentes e equipes estejam no caminho certo para priorizar e construir um produto que será bem-sucedido.

Mas como funciona na prática?

Ficou com dúvidas sobre como o Product Discovery realmente funciona na prática? Convidamos o nosso time para ajudar!

be220 nosso time rafaelRafael Abreu – Diretor de Tecnologia

Product Discovery é um conjunto de reuniões para conseguir descobrir o negócio do nosso cliente e qual produto ele precisa. É definido valores, personas, parceiros, etc.

No final do processo, entregamos, junto com os documentos, o escopo do produto, onde o cliente pode optar em desenvolvê-lo com a gente se for um site ou um App.

Com clientes que ainda não possuem um projeto e têm apenas uma ideia, utilizamos o Product Discovery para, juntos, tentar entender as dores que ele quer resolver. Assim, somos mais assertivos durante o desenvolvimento do projeto. 

Isso evita retrabalhos e o resultado final sai mais rápido e com menor custo para o cliente.

21Betina Prates – Gerente de Projetos da Unidade de Apps

Na Be220, pegamos o cliente pela mão: realizamos conferências para identificarmos juntos os norteadores e personas, desenharmos o modelo de negócio, analisarmos os concorrentes, gerarmos insights e fecharmos o escopo. 

Ou seja, fazemos uma análise “step by step” de tudo o que se é criado internamente e do que já está em produção. 

Assim, conduzimos o cliente pelos melhores caminhos para que ele consiga chegar no seu destino final: o sucesso. 

O segredo é estarmos sempre em sintonia e, por aqui, a música está tocando no ritmo perfeito.

Eu Be220 SiteGabriel Azambuja – UX/UI Designer

Um dos maiores diferenciais da Be220 é a imersão em todo o job que entra na casa. Aproveitamos ao máximo cada reunião para extrair informações vitais, garantindo que a entrega esteja 100% alinhada com as expectativas da demanda.

Contudo, apesar desse “pensar” todo que aplicamos em cada etapa, identificamos a necessidade de ir mais a fundo nessa imersão.

Aplicando conhecimentos de Design Thinking e Metodologia Ágil, ligando tudo com ferramentas de construção de Canvas e descoberta de Insights, chegamos ao Product Discovery: um mergulho profundo no projeto do nosso cliente, analisando de forma integrada cada aspecto que o constitui, repensando, reavaliando e validando cada detalhe do propósito comercial e institucional e, ao final, garantindo um escopo leal às necessidades do cliente e do mercado.

Quais os benefícios do Product Discovery?

Com o processo de Product Discovery, a equipe consegue entender exatamente o que o cliente precisa. 

DSC 0105

“Quando chega na etapa de UX, o designer saberá o público deve impactar. O desenvolvimento recebe esse layout e fluxograma assertivos. No final, o cliente recebe exatamente o que precisa e pronto para se tornar um produto consumível”, explica o Diretor de Tecnologia.

“Para o cliente, nada é mais doloroso do que não ter o seu objetivo alcançado. Com o Product Discovery, o êxito é garantido”, resume a Gerente de Projetos.

“O nosso segredo é colocar carinho em tudo o que fazemos e surpreender positivamente quem nos confiou o seu sonho”, destaca ainda Prates.

Já Azambuja complementa com o que vê como a maior vantagem nesse processo:

“Aplicar o Product Discovery é ter mais assertividade com relação a tomada de decisões do seu negócio e mais segurança em relação ao futuro, além de garantir a validação técnica necessária para colocar o seu projeto em prática”.

Product Discovery é com a Be220!

Nada é mais satisfatório para a equipe da Be220 do que desenvolver um projeto organizado, respeitando os prazos e, acima de tudo, levando a qualidade sempre à frente das nossas entregas.

Atuamos com grandes marcas do mercado, como Itaipu Binacional, IMED, Purificatta, Instituto de Estudos Empresariais, Hospital Moinhos de Vento, Sicredi, Funcorsan, Wolens, Smark, e outras. 

Além disso, contamos com um time transdisciplinar, formado por desenvolvedores, UX/UI designers, gerentes de projetos e outros profissionais. Eles estão espalhados por diversos estados do Brasil e até na Argentina.

O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX)! Colocamos toda a nossa expertise em prática para transformar a sua empresa.

Para isso, oferecemos diversas soluções em tecnologia, em verticais como mobile, web, tech e design. Veja algumas delas:

Aplicativos para celulares iOS e Android;

Web Apps (PWA – Progressive Web App);

– Aplicativos para IoT (Internet das Coisas);

– Product Discovery (Concepção e validação de projeto em escopo e fluxograma);

– Consultoria para MVP (Produto Mínimo Viável);

Sites exclusivos automatizados;

– Sites one page/landing pages;

E-commerce e loja virtual com design personalizado;

– Plataforma EAD de cursos;

– Portal de conteúdo de notícias e entretenimento;

– Desenvolvimento de API;

– Integrações com plataformas diversas;

– Suporte e gerenciamento de produtos digitais;

– Design de interface;

– Pesquisa de experiência do usuário;

– Criação de identidade visual para lançamento de projetos.

Quer conhecer mais sobre a Be220 e transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

compartilhe: