Como funciona o design para experiência do usuário dos projetos da Be220 

O diferencial da Be220 é a tecnologia focada para a experiência do usuário (UX). Mas o que isso significa? Neste artigo, vamos explicar o conceito de experiência do usuário e ouvir nossos especialistas no assunto. Confira!

Por Brenda Parmeggiani

Você sabe o que é experiência do usuário (UX)? Com certeza, é uma expressão muito comentada atualmente, em especial quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos, sites, e-commerces e sistemas

E mais: é justamente a tecnologia focada na experiência do usuário o diferencial da Be220 Digital.

Por isso, prepare-se! Porque, hoje, você vai saber mais sobre como funciona o design da Be220 para experiência do usuário. Vamos explicar esse conceito e destacar o que é mais importante de saber sobre o design quando você pensar o site ou app do seu negócio. 

Muito mais do que pensar apenas aspectos visuais – e é claro que a gente adora um layout bonito e moderno! –, isso inclui discutir planejamento, funcionalidade, acessibilidade e uso intuitivo, possibilidades de personalização, por exemplo. 

Steve Jobs, criador da Apple, já dizia que o design não é só como parece, design é também como um software ou plataforma funciona.

Pronto pra conhecer tudo que você precisa saber sobre o design para a experiência do usuário? Então, vamos lá!

Experiência do usuário (UX) – o que é?

Experiência do usuário (UX) é um conceito amplo que contempla as interações de uma pessoa com uma determinada marca. E aqui também contam as interações off-line, viu?!

Hoje em dia, contudo, a experiência do usuário refere-se principalmente a sites, apps e outros softwares.

Para as empresas, isso quer dizer prestar ainda mais atenção à sua presença digital. Afinal, é mais uma forma de o seu cliente ou consumidor vivenciar a sua marca. E, nesse momento, o usuário deve ter uma experiência atraente e satisfatória, mas também prática e eficiente.

Por isso, o designer estuda muito mais do que questões de layout. Esse profissional precisa estar atento às tendências de comportamento do usuário também. 

Seja qual for o modelo do seu site ou aplicativo – um e-commerce, uma plataforma de ensino EaD ou um blog –, o fato é que o design precisa fazer da experiência de quem o utiliza a melhor possível. Assim, o resultado é a fidelização daquele usuário/consumidor.

Design em projetos de tecnologia

Pablo Soares Be220
Pablo Soares, designer da Be220.

Tá, mas então qual é a função do design em um site ou app? O design é a interface com o usuário. Em outras palavras, ele nada mais é do que a ponte entre o usuário e o código programado. Isso aí: ele é o meio de campo desse time, quem articula o uso à programação. 

“O design é a solução para engajar o usuário e transmitir conceitos e valores da marca”, resume Gabriel Azambuja, designer da Be220.

“Isso, primando sempre por uma boa experiência de navegação e usabilidade”, completa Pablo Soares, que também é designer da nossa equipe.

Ou seja, o design tem um impacto direto na experiência do usuário (UX) quando se fala do desenvolvimento de um site ou aplicativo. Isso porque ele concretiza os recursos de comportamento e comunicação com o usuário, que são fundamentais para garantir uma boa experiência. 

“Um bom design prevê os caminhos que o usuário vai percorrer ao navegar e interagir com a plataforma, determinando, assim, onde a informação terá mais relevância, a utilidade das funções e a usabilidade”, explica Gabriel.

Se o conteúdo é rei, a funcionalidade é a rainha

Gabriel Azambuja Be220
Gabriel Azambuja, designer da Be220.

Você certamente já ouviu a expressão “o conteúdo é rei” quando se fala em comunicação digital. Pois, neste caso, a rainha é a funcionalidade. Sem ela, o site ou aplicativo desenvolvido não terá sucesso junto ao usuário.

Bom, seja qual for a plataforma, ela deve ser intuitiva, prática e ágil, não é mesmo? Pra isso, o design precisa refletir esses valores. É o que o nosso time de designers faz ao planejar um projeto:

“Aqui na Be220, buscamos sempre entender as necessidades do cliente e pensar como o público-alvo do site ou app. Dessa forma, priorizamos sempre a funcionalidade”, destaca Gabriel.

Exclusividade é com a Be220!

Na hora de desenvolver um site ou aplicativo para a sua empresa, a exclusividade é um diferencial. E isso a gente alcança através da exclusividade. Aqui na Be220, o cliente faz parte do nosso time!

O seu site tem que refletir a imagem da sua marca, e não ser apenas mais um na imensidão da web. Além disso, a ferramenta precisa atender as regras do seu negócio, apresentando as soluções que você busca. 

“O design da Be220 tem como marca a compreensão da necessidade do cliente. Assim, a gente consegue projetar sites e apps personalizados de acordo com os objetivos e a necessidades da empresa e os valores da marca”, conta Pablo. 

Isso é possível pela proximidade com o cliente, uma prioridade para a Be220.

“Além da empatia, é claro, da nossa equipe, que nos motiva a buscar soluções para os problemas apresentados pelos clientes quando nos procuram pela primeira vez”, completa o designer.

Por outro lado, Gabriel ressalta a importância de os projetos serem executáveis com eficiência. Assim, esse trabalho é realizado lado a lado com o desenvolvimento. Inclusive, com testes ao fim de cada projeto. E aqui, a personalização é mais uma vez peça chave do processo:

“Diferente da maioria dos concorrentes, oferecemos um design exclusivo e personalizado às necessidades do cliente. Buscamos ouvi-lo e entender o produto dele para que, ao final, haja convergência entre o mercado e o nosso design”.

Dessa forma, o resultado não poderia ser outro:

“São sites e aplicativos personalizados e sempre dentro das possibilidades de desenvolvimento. Isso, claro, sem deixar de ter o ingrediente especial de marca do cliente, além de pensarmos na velocidade de carregamento dos sites e apps também”, reforça Pablo.

Visual também é chave

Já vimos que o design para a experiência do usuário (UX) vai além do layout. Mas isso não quer dizer que o visual do seu site ou app perca importância. 

Ao contrário, a apresentação do conteúdo e de todos os recursos que a plataforma da sua empresa oferece é de extrema relevância para que o seu cliente ou consumidor tenha a melhor experiência ao navegar. 

Em um mundo dinâmico como é o digital, a comunicação deve ser rápida e assertiva. O site ou aplicativo deve ser completo, mas não pesado aos olhos do usuário.

“Na minha opinião, muitas vezes, menos é mais. Nós trabalhamos sempre com um padrão de excelência conforme o mercado e um alinhamento estético com as tendências”, salienta Gabriel.

No layout, a personalização aparece mais uma vez em destaque. De acordo com Pablo, algumas agências vendem opções pré-formatadas:

“O nosso processo é feito em etapas, que são criadas por um designer. O resultado é um layout especial, diferente de grande parte da concorrência que utiliza templates quase prontos. Entregamos projetos que encantam clientes, pois ouvimos com atenção seus desejos para criar estas experiências visuais. Nós não trabalhamos assim. Aqui na Be220, nós vamos encantar o seu cliente!”,  frisa Pablo.

Satisfação garantida

O diferencial do design da Be220 não para por aí. Antenada às novidades do mercado, a nossa agência se preocupa também com a forma de apresentar ao cliente o projeto.

É por isso que o nosso time utiliza o Adobe XD, um software que permite mostrar o planejamento da forma mais fiel possível ao produto final.

“Assim, a nossa equipe de design consegue prever um layout mais fidedigno, garantindo a satisfação do cliente ao longo do processo”, explica Gabriel.

O XD nos acompanha em todas as fases do processo de criação e desenvolvimento. Como também é utilizado no desenvolvimento, nosso tempo de produção é aprimorado”, completa Pablo.

Um time que cria junto

Quer desenvolver um aplicativo ou ou site oferecendo a melhor experiência do usuário (UX)? Então, vem pra Be220!

nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX), o que inclui um time multidisciplinar formado por jornalistas, publicitários, designers e desenvolvedores.

Os nossos designers trabalham lado a lado com os desenvolvedores para entregar sites aprimorados para os diferentes dispositivos e apps nas mais diversas plataformas. “Não pode faltar uma boa experiência do usuário, com carregamento rápido e otimizado”, conclui Pablo. 

socios sala
Diego Vilela, Rafael Abreu e Rodney Silva são os sócios da Be220.

Be220 atua com o desenvolvimento de projetos exclusivos de

Quem confia na Be220

Entre os clientes da Be220 estão:

  • Sicredi;
  • Rede IMED;
  • Incoterm – Soluções em Medição;
  • Funcorsan;
  • Federarroz;
  • Rede Usina do Corpo de Academias;
  • DFL Produtos Odontológicos;
  • Labgard Animal Health;
  • Ipanema Life Science;
  • Associação Brasileira de Hereford e Braford;
  • Pecanera Brasil – Grupo Zaffari;
  • Justa Trama – Fibra Ecológica;
  • OK Park Estacionamentos;
  • Step Team Poker;
  • AdvoApp;
  • e Papo de Cinema.

São sócios da agência os jornalistas Diego Vilela e Rodney Silva, além do analista de sistemas Rafael Abreu.

WhatsApp Image 2020 12 21 at 23.56.24 5

Venha conhecer a nossa sede no polo criativo do Artsy Office, em Porto Alegre. E entre para o time de clientes e parceiros da Be220!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp