Be220 foca em UX design para promover relacionamentos sérios pelo aplicativo Caná

Uma forma diferente de conexão. Essa foi a proposta do aplicativo Caná, projeto desenvolvido pela Be220. Conheça os detalhes deste case de sucesso!

O uso dos aplicativos de relacionamento cresceu durante a pandemia, à medida que usuários de todo o mundo buscavam formas de se conectar em meio ao distanciamento físico.

Só em março de 2020, quando as medidas de isolamento entraram em vigor em diversos países, houve um aumento de 82% no namoro online global, de acordo com o Dating.co.  

No entanto, aplicativos genéricos não apresentam opções para pessoas que estão somente interessadas em relacionamentos sérios.

É aí que entra o aplicativo Caná. Desenvolvido pelo time da Be220, o app foca no público de solteiros que buscam alguém para construir um futuro juntos de longo prazo. 

Confira os detalhes deste projeto!

Conheça o Caná 

O casal Ricardo e Eliana Sá tem uma caminhada missionária, no Brasil e no exterior. Há mais de 30 anos, eles atuam com programas de rádio e TV, publicações de livros, presença na internet, além do trabalho de Ricardo na música católica.

Cana Imagem Case 800x800 1 1E o tema namoro cristão foi abordado em diversas ocasiões. Foi conversando com solteiros do segmento que o casal teve a ideia de criar um espaço para que essas pessoas se encontrassem.

Além disso, pensavam em uma forma para que os usuários recebessem formação para estruturar a si e a seus relacionamentos. Assim, nasceu o Caná.

Escolhendo um parceiro

A partir do desejo de criar um meio de encontro para solteiros cristãos, Ricardo e Eliana buscaram o designer César Vargas, que se tornou sócio do Caná. A partir de então, viram na Be220 o parceiro capaz de tornar o sonho realidade.

ricardo sa

“Nossa necessidade era encontrar uma empresa parceira para este sonho. Ou seja, era preciso ter abertura para entender nossa proposta”, explica o fundador e CEO do Caná.

Segundo Vargas, o objetivo da Caná foi criar um aplicativo cuja usabilidade fosse focada no desenvolvimento de relacionamentos sérios. 

“A experiência de usuário (UX) e a interface do usuário (UI) precisavam funcionar nesse conceito, para construir relacionamentos duradouros”.

O sócio do aplicativo conta que foi um desafio estimulante desenvolvê-lo e que a parceria com a Be220 facilitou o processo:

“Ficamos muito satisfeitos com o trabalho e os resultados. Um prazer embarcar nesse projeto com o time. O crescimento da Be220 não é à toa. A agência tem um time alinhado com seus propósitos”.

Caná: aplicativo exclusivo e user friendly

O diretor de negócios da Be220, Rodney Silva, afirma que o projeto de desenvolvimento do aplicativo exclusivo e user friendly foi minucioso pela equipe de UX design ao lado do time do Caná.

DSC 0359

“Para a construção da identidade visual, a Be220 fez um trabalho minucioso de busca de referências no mercado. É por isso que fazemos uso do Product Discovery antes do desenvolvimento de projetos de tecnologia”, conta Rodney.

Dessa forma, foi possível encontrar a melhor metodologia para se ter um direcionamento no próprio aplicativo que indicasse a formação de relacionamentos sérios.

Além disso, o app também visa a formação do conhecimento, com conteúdos exclusivos nas mais diversas área.

Segundo o diretor de tecnologia da Be220, Rafael Abreu, o projeto foi desafiador: 

“O app envolveu um desenvolvimento de UI e UX, além do estudo de persona, para evitar os clichês dos aplicativos atuais. Queríamos focar em qualidade e não em quantidade, ou seja, não é um catálogo de fotos, como em outros apps”.

DSC 0192

Além disso, foi necessário desenvolver o funcionamento do match por distância e outros filtros avançados, como religião, escolaridade, entre outros. O aplicativo também conta com chat em tempo real.

Outra questão importante era a segurança do usuário.

“É possível denunciar e bloquear pessoas para que não entrem mais em contato. Também há um sistema de assinaturas que libera acessos especiais ou contratação de benefícios avulsos. Tudo isso é feito pelo sistema de pagamento de lojas como Google Play e Apple Play, tornando todo o processo mais transparente”, explica Abreu.

Para o CEO do Caná, o projeto resultou em um app criativo, atraente e de fácil utilização:

“O projeto foi desenvolvido em um misto de muito diálogo e profissionalismo. A capacidade de dialogar e de entendimento do projeto foi crucial”.

Foco em design para a melhor experiência do usuário

Cana antigo Imagem Case 800x800 1Pablo Soares atuou como o UX/UI designer do projeto do Caná pela Be220.

Ele frisa que o desafio foi criar uma solução amigável para diferentes faixas etárias e níveis de competência em tecnologia.

Segundo o designer, a pesquisa do projeto envolveu compreender esses usuários e suas características de interações sociais.

A partir disso, foi possível gerar recursos de interface que os permitam se conectar.

“O principal desafio do projeto foi observar como os concorrentes indiretos são utilizados pelos usuários, refletindo sobre suas frustrações nessas experiências. Assim, traçamos meios de interação que valorizassem a qualidade dos ‘matches’, evidenciando apenas perfis compatíveis através da tecnologia”, revela.

Mais que tecnologia: parceria em busca da evolução!

Segundo o Diretor de Negócios da Be220, a relação de parceria foi um ponto alto do projeto.

“O time do Caná teve uma relação muito próxima com a nossa equipe de design. O resultado foi um layout e um fluxograma que combinam com a identidade do app. E, é claro, continuamos até hoje como o suporte técnico permanente do Caná”.

A parceria também é um ponto de destaque para o CEO do Caná:

“A relação de parceria foi exigente, mas sempre saudável. Qualquer desafio no caminho foi tratado com disposição para um diálogo muito franco e disponível”, conta Ricardo.

Criatividade é com a Be220!

Para a Be220, uma ideia é o bastante para criar aplicativos e sites exclusivos, com muita criatividade e organização, resultando na melhor experiência para o usuário. 

time da Be220

Atuamos com grandes marcas do mercado, como

  • Itaipu Binacional,
  • IMED,
  • Purificatta,
  • Instituto de Estudos Empresariais,
  • Hospital Moinhos de Vento,
  • Sicredi,
  • Funcorsan,
  • Wolens,
  • Smark,
  • e outras. 

Além disso, contamos com um time transdisciplinar, formado por desenvolvedores, UX/UI designers, gerentes de projetos e outros profissionais. Eles estão espalhados por diversos estados do Brasil e até na Argentina.

O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX)! Colocamos toda a nossa expertise em prática para transformar a sua empresa.

Para isso, oferecemos diversas soluções em tecnologia, em verticais como mobile, web, tech e design. Veja algumas delas:

Aplicativos para celulares iOS e Android;

Web Apps (PWA – Progressive Web App);

– Aplicativos para IoT (Internet das Coisas);

– Product Discovery (Concepção e validação de projeto em escopo e fluxograma);

– Consultoria para MVP (Produto Mínimo Viável);

Sites exclusivos automatizados;

– Sites one page/landing pages;

E-commerce e loja virtual com design personalizado;

– Plataforma EAD de cursos;

– Portal de conteúdo de notícias e entretenimento;

– Desenvolvimento de API;

– Integrações com plataformas diversas;

– Suporte e gerenciamento de produtos digitais;

– Design de interface;

– Pesquisa de experiência do usuário;

– Criação de identidade visual para lançamento de projetos.

Quer conhecer mais sobre a Be220 e transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

compartilhe: