O que é web app e por que essa pode ser uma boa solução para o seu negócio

A transformação digital chegou para ficar. E você já deve ter pensando em criar um aplicativo para oferecer seus produtos ou serviços, não é? O que acontece é que muitas vezes um web app pode ser a solução que você procura. Leia este artigo e saiba mais!

Por Brenda Parmeggiani

Graças a alguns gigantes da tecnologia, como Google e Microsoft, o termo está na moda. Mas o que é web app? Fica com a gente aqui no blog da Be220. Nós vamos explicar isso e muito mais!

Se você quer saber como funciona um web app, quais suas vantagens e quem utiliza essa tecnologia, você chegou ao texto certo. Também vamos conversar sobre a diferença entre um aplicativo e um web app.

Ou seja, vamos contar tudo o que você precisa saber para escolher a melhor solução tecnológica para o seu negócio. Vamos nessa!

O que é web app?

Você sabe o que é um web app? Em poucas palavras, trata-se de um site na internet que se comporta como um aplicativo. Isso significa que é responsivo (adaptado ao mobile) e pode ser acesso pelo navegador, como qualquer outro site.

A sua origem é uma metodologia de desenvolvimento chamada PWA – Progressive Web App, em inglês.

Para muitos especialistas, o web app é visto como uma solução híbrida entre um site comum e um aplicativo móvel. Isso se explica pela combinação de recursos de navegadores modernos e as vantagens da utilização pelo celular.

E por que esse último ponto faz diferença? De acordo com as últimas pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet, ultrapassando o computador.

O mesmo estudo aponta que 58% dos brasileiros acessam a web apenas pelo smartphone. Os pacotes de dados oferecidos pelas companhias telefônicas têm um papel importante para que, hoje, mais da metade da população do país tenha acesso à internet.

Diferenças entre aplicativo e web app

Primeiro de tudo: você sabia que existem dois tipos de aplicativos no mercado, né? São eles: o aplicativo nativo e o aplicativo híbrido. Aqui no blog da Be220, já falamos sobre o assunto, com todos os detalhes. Confira!

Nesse cenário, o web app – ou a tecnologia PWA – surge quase como uma terceira via possível. Se por um lado, o web app não consegue acessar todas as funções do smartphone, por outro, não ocupa memória do aparelho.

Além disso, é superadaptável às diversas telas do dia a dia e marca a presença da sua empresa no mundo mobile.

Como funciona

Como já vimos, um web app combina o melhor da web com algumas funcionalidades de aplicativo.

É o caso da notificação por push, do ícone na home do celular, da tela de abertura ou splash screen, da possibilidade de rodas processos em background, do suporte em modo offline, do acesso à câmera, aos contatos e à geolocalização, entre outras.

Para você entender ainda melhor, destacamos 4 tecnologias que estão por trás de um web app. Veja:

Service Worker

O service worker é um sistema que intercepta as requisições da aplicação e guarda os resultados no lado do cliente. Isso confere uma velocidade de consumo dos dados extremamente veloz e permite que a aplicação funcione offline.

Cache API

Esse conceito consiste em salvar uma cópia de uma requisição ou uma rota específica de forma a utilizá-la novamente sem a necessidade de fazer uma nova requisição.

Notificações Push

Ferramenta usada por todos os apps para alertar o usuário sobre atualizações, notícia e demais informações. Um exemplo comum no seu dia a dia são as notificações de mensagens de WhatsApp ou de likes no seu Instagram.

Web App Manifest

Segundo o Web Fundamentals da Google, o Web App Manifest é um documento que pretende padronizar os web apps, o que possibilita que o usuário tenha como adicionar um ícone do site em sua tela inicial, sem ter a necessidade de baixar um aplicativo.

Embora esse padrão possa ser usado em qualquer site, o Web App Manifest é obrigatório no caso de PWA.

Quais as vantagens do web app?

Se você possui um negócio, provavelmente já pensou em investir em um aplicativo. Mas será que essa é a melhor opção?

Apesar de cumprirem relativamente a mesma função, um web app e um aplicativo respondem a demandas ligeiramente diferentes. A questão é: qual a necessidade da sua empresa?

A nossa experiência com os clientes da Be220 é de que muitos nos procuram sem conhecer as possibilidades de um web app, que pode ser uma solução financeiramente viável, mais ágil e menos burocrática”, pondera Rafael Abreu, sócio e diretor de tecnologia da Be220 Digital.

Especialistas elencam 10 vantagens do web app

  1. Progressivo – Tem o aprimoramento progressivo como princípio fundamental, logo funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador;
  2. Responsivo – Adapta-se a qualquer formato: desktop, celular ou tablet;
  3. Independente de conectividade – Com service workers para trabalhar offline ou em redes de baixa qualidade;
  4. Semelhante a aplicativos – Ao olhar do usuário, parece um aplicativo, com interações e navegação ao estilo dos aplicativos, por ser compilado no modelo de shell de aplicativo;
  5. Atual – Sempre atualizado conforme o processo de atualização do service worker;
  6. Seguro – Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado;
  7. Descobrível – Pode ser identificado como “aplicativo” graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker;
  8. Reenvolvente – Facilita o reengajamento com recursos como notificações push;
  9. Instalável – Permite que os usuários “guardem” os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos;
  10. Linkável – Facilmente compartilhado por URL, não requer instalação.

Tendo tudo isso em vista e a necessidade de obter tráfego online para o seu negócio, por que não investir em um web app? Pense nisso! Com um clique, o seu cliente pode chegar à experiência diferenciada que a sua marca preparou para ele, sem exigir o download de um aplicativo.

Afinal, embora os aplicativos sejam uma tecnologia que veio para ficar, é sabido que muitas pessoas desistem da experiência de compra, por exemplo, se tiverem que baixar um app específico. Além disso, nem todos os aparelhos possuem uma memória que ofereça espaço para o usuário baixar diversos apps.

Nesse sentido, um web app é também uma alternativa mais simples, democrática e inclusiva. O que representa também um potencial maior de conversão. Bom, né?!

Exemplos interessantes

Mas então: quem utiliza web apps? Nós separamos alguns exemplos pelo mundo para mostrar como essa tecnologia tem sido bem aplicada. Vamos lá!

Forbes

Em março de 2017, uma das maiores revistas de negócios do planeta anunciou uma nova experiência online aos seus leitores. E isso foi possível graças ao web app.

Com a metodologia PWA, a Forbes trabalhou para aumentar o número de usuários e promover uma maior interação com eles.

AliExpress

Um dos e-commerces mais populares do mundo, lançou uma versão PWA. Para especialistas, antes da versão web app, o AliExpress não entregava uma boa experiência ao usuário, principalmente porque tentava direcioná-lo ao download do app nativo.

Unemix

Além do aplicativo desenvolvido pela Be220, a plataforma delivery de Caxias do Sul também conta com web app.

Mesmo com a crise da pandemia de covid-19, o Unemix continuou essa crescente e registrou um aumento de 30% no primeiro semestre de 2020.

Hoje em dia, o Unemix conta com cerca de 90 restaurantes cadastrados e em torno de 20 mil usuários.

Petlove

Maior petshop online do Brasil, apostou na versão web app para atender melhor seus usuários. A partir daí, a Petlove registrou crescimento do seu e-commerce.

Como criar um web app? Vem pra Be220!

E você ficou interessado em criar um web app de acordo com as regras do seu negócio?

WhatsApp Image 2021 08 11 at 17.16.00 1A nossa equipe multidisciplinar, formada por desenvolvedores, publicitários, designers e jornalistas, está pronta para ajudar você nessa jornada.

O diferencial dos nossos projetos é a tecnologia focada na experiência do usuário!

Além de web apps, somos especialistas no desenvolvimento de projetos exclusivos de aplicativos, sites, e-commerces, portais EAD, softwares e sistemas web.

Entre os nossos clientes estão marcas de renome, como Sicredi, IMED, Incoterm, Funcorsan, Federarroz, Rede Usina do Corpo, Labgard Animal Health, Pecanera Brasil – Grupo Zaffari, e Rede OK Park.

Somos a Be220 Digital, uma agência de tecnologia sediada no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. E esperamos o seu contato!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp