A necessidade de um (BOM) site

Entenda como a Be220 Conteúdo Digital pode te ajudar!
Entenda como a Be220 Conteúdo Digital pode te ajudar!

Ao acordar com uma dor de dente terrível, ainda deitada na cama, Jéssica pega o celular e faz uma pesquisa no Google e escreve “dentista porto alegre”. Imediatamente, aparecem várias opções de links e todas elas direcionando para um site de uma clínica ou consultório.
O que Jéssica fez confirma que para ter um resultado mais eficaz na internet e, principalmente, nas buscas do Google, é fundamental um (BOM) site. E não estamos abordando (ainda) sobre as ferramentas de atualização, otimização e outras possibilidades no Google, como o SEO (Search Engine Optimization) e o Adwords.
O desenvolvimento de um site não é mais uma ostentação para poucas e grandes empresas e profissionais, é indispensável para a sobrevivência no universo da internet, visando conquistar e manter um nome do mercado que, independentemente do segmento, tem cada vez mais concorrentes. Ou seja, a criação de um site profissional é um investimento, não é um gasto.
Crescimento de conexões no Brasil
Os dados de acesso à internet no Brasil comprovam a necessidade de um site. Um relatório sobre economia digital divulgado pela Organização das Nações Unidas colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. Com 120 milhões de pessoas conectadas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
Com esse crescimento de conexões, quem tem um BOM site online já sai na frente em relação às pesquisas de busca do Google, à interatividade, à segurança e à velocidade de carregamento da página. Além de estar online, o site precisa ser o marketing empresarial e profissional.
Um site para ser considerado minimamente BOM deve ser desenvolvido e apresentado com as seguintes ferramentas:

  • Registro de endereço próprio como, por exemplo www.suaempresa.com.br. E o ideal que hajam e-mails personalizados a partir do site, como [email protected]
  • Design web que seja compatível com o segmento da empresa e do profissional.
  • Certificado SSL de segurança (https://) no endereço do site, que é fundamental para um bom ranqueamento nas pesquisas do Google.
  • Layout responsivo é um site que “responde” bem em qualquer tamanho de dispositivo: desktop, notebook, celular e tablet. O conteúdo do site se adapta automaticamente ao tamanho de tela em que ele está sendo visualizado, sem necessidade de aumentar o diminuir o zoom da tela.
  • O monitoramento de SEO (Search Engine Optimization) visa a configuração de palavras-chave para as buscas do Google, links quebrados ou com problemas. Outras ferramentas visam deixar o site seguro e livre de blacklists, que podem ser um ponto negativo para o posicionamento nos resultados das buscas do Google.
  • AMP (Accelerated Mobile Pages Project) é uma ferramenta que otimiza o site, tornando-o mais rápido e leve para a navegação especialmente para celular.
  • O Google Analytics faz a medição de visitas no site em tempo real, sendo possível saber a cidade de origem dos acessos, horário, o dispositivo usado (notebook, celular ou tablet), sexo, faixa etária, tempo de permanência no site, páginas mais visitadas, se a origem dos acessos foi direta pelo site, a partir do Google ou das redes sociais. Com todos estes dados em mãos, sabendo quem acessa o site e a forma como acessa, podem ser planejadas novas ações.
  • O atendimento de chat online é exibido ao usuário logo ao acessar o site. Ao iniciar a conversa, as mensagens são enviadas direto ao bate-papo da página da empresa no Facebook e é enviada uma notificação para o celular do administrador da página no Facebook, que pode iniciar o atendimento ao cliente de onde estiver.
  • Blog incorporado no site para publicação de notícias, ações e novidades. Também pode ser um espaço aberto para uso dos parceiros para promover a empresa. Publicações com frequência ajudam a colocar o site no topo das buscas do Google.
  • Portfolio de serviços e ou produtos oferecidos pela empresa.
  • Integração com as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Google, YouTube e outras.
  • Galeria de fotos
  • Depoimentos de clientes
  • Otimização de todas as imagens do site, comprimindo os arquivos sem perda significante de qualidade e entregando ao usuário a mesma imagem, mas com tamanho mais leve e sem sobrecarregar o consumo de dados do site.
  • Uptime que monitora se o site está online e envia notificações quando ele sair do ar ou apresentar algum problema.

Com todas essas informações, percebe-se objetivamente a necessidade de um BOM site. Porém, antes de iniciar o desenvolvimento do projeto web para empresa ou profissional, é preciso alinhar o briefing para entender os reais objetivos para alcançar os resultados esperados junto ao mercado.
Vale a pena conhecer!
Papo de Cinema – www.papodecinema.com.br
Guion Cinemas – www.guion.com.br
Coelho Lima Arquitetura – www.coelholima.com.br
Braga e Evaristo Advogados – www.bragaeevaristo.com
Podemos te ajudar! Vamos tomar um café?
Rodney Silva
Jornalista (MTB 14.759)
Diretor de Marketing da Be220 Conteúdo Digital
 

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Prontos, motivados e carregados para transformar o seu negócio