Bailarinos de Porto Alegre serão jurados em Mundial de Tango no RJ

Argentino e brasileira foram unidos pela charmosa dança portenha que mescla o drama, a paixão e a sensualidade

Uma história que teve início com a paixão de dois bailarinos pelo Tango consolida-se em uma carreira construída ao longo de 14 anos. Destes, dez foram vividos na cidade que respira essa charmosa dança de salão: Buenos Aires, na Argentina. As apresentações que ganharam o mundo levam o casal de maestros Daniel Oviedo, 41 anos, e Mariana Casagrande, 32, a atuar, pelo segundo ano consecutivo, como jurado da Preliminar do Campeonato Mundial de Tango, que acontece a partir de sexta-feira (17) até domingo (19), no Rio de Janeiro (RJ). A primeira participação ocorreu em 2015, também na Cidade Maravilhosa.

A Preliminar é uma competição oficial reconhecida pelo Buenos Aires Festival e Mundial de Baile e aberta a casais do mundo inteiro. Um dos responsáveis pela organização do evento é o argentino Maximiliano Cristiani, campeão Mundial na categoria Tango de Pista em 2013. Os vencedores da etapa brasileira estarão classificados para a fase semifinal do Campeonato Mundial de Tango, que acontece na Argentina, em agosto, e reunirá cerca de 700 pares de bailarinos, oriundos de 50 países.

As categorias oficiais do evento realizado no Brasil são o Tango de Pista e o Tango Cenário, também conhecido como Tango Show. Elas são abertas a bailarinos amadores e profissionais.

O Tango de Pista é uma espécie de tango social, aquele que se dança nas milongas de Buenos Aires e exige aos competidores a improvisação de três tangos, os quais são revelados pelos jurados somente na hora. Os bailarinos têm de dançar e interpretar em uma pista com a presença de seis a oito casais explica Daniel Oviedo.

Já no Tango Cenário, cada casal  se apresenta individualmente e, em forma de coreografia, demonstra a performance em uma música escolhida por eles. Por isso, o apelido de Tango Show resume Mariana Casagrande.

Há, também, em disputa, as categorias consideradas não-oficiais, que são voltadas para bailarinos amadores: Milonga, Tango Sênior e Tango Grupal. Nestas, os competidores têm a oportunidade de ampliar o conhecimento e melhorar a prática da dança, além de receber uma premiação interna.

Daniel e Mariana falam do assunto com a autoridade de quem vive intensamente o Tango. Ele, nasceu na capital argentina, o berço mundial do Tango. Ela é brasileira, natural de São José do Rio Preto (SP). O destino transformou o par de bailarinos em um  casal, de corpo e alma, e, em 2002, eles deram início a uma peregrinação pelo mundo aprendendo e ensinando sobre a charmosa dança de salão portenha. Entre os países visitados, estão Alemanha, China, Espanha, França e Inglaterra. Na Itália, em 2015, foram recebidos com distinção pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, em um encontro restrito no Vaticano.

Após dez anos fora do Brasil, em 2014 retornaram ao país e escolheram a cidade de Porto Alegre (RS) para morar. É na capital dos gaúchos, tão parecida com a Buenos Aires de Daniel, como dizem aqueles que conhecem as duas capitais com ares de província, que estabeleceram a escola Tche Tango (www.tchetango.com.br). No mesmo ano, participaram do Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na Rede Globo, durante um quadro especial sobre a Copa do Mundo no Brasil.

O tempo de trabalho, a sincronia, a musicalidade e a sintonia da dança são características que tornam os bailarinos uma referência do Tango no Brasil. Por esta razão, eles foram convidados pelo Tango Buenos Aires Festival e Comitê do Mundial de Tango, a exemplo de 2015, para atuar como jurados na Preliminar.

Seremos jurados em todas as categorias (Tango de Pista, Tango Cenário, Milonga, Tango Sênior e Tango Grupal). Durante as noites de Milongas, serão feitas apresentações e nós levaremos três números para o público asistir. Após a competição, ainda ofereceremos workshops de dança adianta o maestro Oviedo.

A dança de salão mais famosa da Argentina, que mescla o drama, a paixão e a sensualidade, vem ganhando espaço no país do Samba.

Esta competição fará muito bem ao nível de Tango que temos no Brasil. Para se obter um status de excelência, é preciso estudar muito e evoluir constantemente, então, muitos bailarinos investem em conhecimento e se preparam o ano inteiro para a Preliminar. Muitos participantes são professores de dança em suas cidades, por exemplo, e vivem em contínuo aperfeiçoamento observa Mariana.

Mas, afinal de contas, como é possível reconhecer uma apresentação de Tango em alto nível? Os maestros não ficam em cima do muro e compartilham da mesma opinião ao comentar o que pode ser feito para levar o públicoà emoção ao finalizar um número. Esta, aliás, é uma dica preciosa para os bailarinos amadores e profissionais que irão estar na disputa no Rio de Janeiro.

Primeiramente, é preciso haver Tango. Hoje, com a influência de muitas técnicas e outras danças, parte dos bailarinos se preocupa tanto com as questões técnica e visual e deixa de lado o mais importante, que é a essência do Tango: o abraço e a cumplicidade entre o casal. Este é um quesito fundamental. A musicalidade e a interpretação também têm bastante importância na nossa avaliação, além de quesitos técnicos, como caminhadas, criatividade e personalidade em cada tango dançado.

[/fusion_text][fusion_text]MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a Tche Tango:
www.tchetango.com.br
Sobre a Preliminar do Campeonato Mundial de Tango: www.preliminartangobrasil.com.
*Matéria produzida pela Be220 | conteúdo digital.
[/fusion_text][title size=”3″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””]VÍDEO:
Daniel Oviedo e Mariana Casagrande participaram do programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, durante a Copa do Mundo no Brasil, em, 2014.
[/title][fusion_code]PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnRjaGV0YW5nbyUyRnZpZGVvcyUyRjExOTg0MDAxMTY4NTIyODMlMkYmc2hvd190ZXh0PTAmd2lkdGg9NTYwIiB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3R5bGU9ImJvcmRlcjpub25lO292ZXJmbG93OmhpZGRlbiIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93VHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBhbGxvd0Z1bGxTY3JlZW49InRydWUiPjwvaWZyYW1lPg==[/fusion_code]

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp