PWA como solução agregada ao desenvolvimento de aplicativos

Um dos assuntos principais em círculos de desenvolvedores atualmente, os PWAs (Progressive Web Apps) são uma grande tendência em termos de experiência do usuário (UX) para dispositivos móveis.

Em nossa experiência atendendo clientes da Be220 Digital, notamos que muitas vezes empresas e investidores não estão cientes das capacidades do PWA agregadas aos aplicativos mobile como uma solução financeiramente viável, mais ágil e menos burocrática (já que não precisa da aprovação pela Apple e Google).

Portanto, se você quer ficar por dentro do assunto para desenvolver um aplicativo para sua empresa com a Be220 Digital, é essencial que você saiba o que são os PWAs, como eles funcionam, quais são as suas vantagens, desvantagens, entre outros. E é isso o que vamos tentar entender agora. Confira!

O que é PWA?

Digamos que as PWAs representem o melhor de dois mundos entre sites mobile e aplicativos comuns. Afinal: cumprem funções muito parecidas com as de aplicativos, mas não precisam ser baixados para o celular.

Dessa forma, tratam-se de de páginas da web otimizadas para mobile que você pode utilizar em seu navegador. Ou seja, são sites mobile capazes de desempenhar o papel utilitário de apps.

Mas, afinal, o que isso têm de tão especial? Veja a seguir!

Experiência do usuário para mobile

Os PWAs podem reforçar as soluções dos aplicativos como conhecemos, melhorando a experiência do usuário como um todo.

Por exemplo, PWAs podem ser usados através de um simples e seguro acesso a um HTTPS e, em tela cheia, funcionam e se parecem tal qual um aplicativo comum, proporcionando excelente usabilidade!

Isso pode fazer uma enorme diferença para o usuário, que não precisa fazer o download da solução para utilizar algumas de suas atrações, portanto, põe o PWA como um ótimo complemento ao app de download.

Hoje, 85% dos acessos são de usuários mobile. Ou seja, é vantajoso ter uma solução ampliada.

PWAs: vantagens para empresas

Os PWAs apresentam ainda mais vantagens quando pensamos na facilidade que elas representam para empresas que querem conquistar novos usuários através de aplicativos e soluções na web.

Afinal, eles desburocratizam e barateiam todo o processo de distribuição da solução, visto que você não dependerá mais de uma App Store, é só seu prospect acessar sua URL e “voilá”, sua aplicação pode ser acessada por usuários oriundos de busca orgânica ou ads, entre outros.

E o melhor, seu PWA ainda ganha pontos em termos de SEO! Sim, naturalmente, essa vantagem transformou o PWA em um reforço para o Google, visto que pode ser encontrado e acessado no mecanismo de busca!

Mas se o usuário estiver desconectado?

Algumas pessoas ainda desconfiam dos PWAs por acharem que por se tratar de uma aplicação cujo acesso ocorre via navegador ela fica indisponível quando o usuário se encontra offline. Na verdade, não é bem assim…

Com a aplicação de uma ferramenta (chamada de Script Service Worker), você pode fazer com que sua aplicação seja acessada pelo usuário mesmo quando ele estiver offline ou navegando com um sinal muito fraco.

Assim sua solução fica disponível a qualquer momento e de qualquer lugar, mantendo-se engajado com sua marca!

App mobile e PWA juntos!

Essas são algumas das vantagens do PWA, que são ampliadas junto com os apps das lojas! Convenhamos que elas são bastante convincentes, não?

Então, se sua empresa pensa em iniciar o desenvolvimento de um App Mobile e/ou PWA, podemos ajudar na concepção da sua ideia com consultoria da melhor tecnologia. Conte com a nossa agência em qualquer uma das alternativas, ou mesmo na escolha entre ambos!

Sobre a Be220 Digital:

Somos uma agência de tecnologia sediada no polo criativo do Artsy Office, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

time da Be220

O nosso diferencial é a tecnologia focada na experiência do usuário (UX), o que inclui um time multidisciplinar formado por jornalistas, designers e desenvolvedores.

Atuamos com desenvolvimento de projetos exclusivos de

  • aplicativos (APP) de celular iOS, Android e PWA;
  • sites personalizados e automatizados;
  • e-commerce e loja virtual com design exclusivo;
  • softwares e sistemas web próprios das empresas;
  • desenvolvimento de API e integrações com plataformas diversas;
  • chatbot de Inteligência Artificial;
  • plataforma EAD de cursos;
  • portal de conteúdo de notícias e entretenimento;
  • consultoria de tecnologia e projetos para MVP;
  • gerenciamento e manutenção de produtos digitais;
  • e design de marca e criação de identidade visual para lançamento de projetos no mercado.

Veja mais nos links abaixo:

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp